Lisboa › SEXTA 17 OUTUBRO › 10h30 INSTITUT FRANÇAIS DU PORTUGAL (sessão escolar)

Realização: Jean-Loup Felicioli & Alain Gagnol
Vozes de: Dominique Blanc, Jean Benguigui, Bruno Salomone, Bernadette Lafont …
Produção:  Folimage Studio
Argumento: Alain Gagnol
Género: Animação
Som: Loïc Burkhardt
Montagem: Hervé Guichard
Duração: 1h10min
Estreia em França: 15/12/2010
Ano de produção: 2010
M/6 anos

Os Realizadores
Os dois realizadores conheceram-se quando fizeram o serviço civil, em alternativa ao serviço militar, no final dos anos 80, nos estúdios de animação Folimage. Jean-Loup Felicioli começou por realizar duas curtas-metragens: Sculpture/Sculptures, em 1989, e Le Wall, em 1991, ambas premiadas em diferentes festivais de animação. Alain Gagnol escreveu vários romances policiais e livros para jovens, como Pire que terrible. Em 1996 começaram a filmar juntos. Referem habitualmente que o grande pontapé de saída foi o prémio que receberam em Espinho, em 1996, quando apresentaram a curta L’Égoïste. Posteriormente, filmaram curtas como Le Nez à la fenêtre (2001), Le Couloir (2005), e Mauvais temps (2006). Une vie de chat é a primeira longa-metragem de Felicioli e Gagnol.

Sinopse
Dino é um gato que se divide entre duas vidas paralelas. De dia, vive com Zoé, a filha única de Jeanne, uma comissária de polícia. De noite, sobe aos telhados de Paris na companhia de Nico, ladrão de grande habilidade. A comissária Jeanne tem duas missões: encontrar o escalador responsável por diversos roubos de jóias e vigiar uma estátua gigante que é cobiçada por Victor Costa, o mais famoso dos ladrões da cidade. A pequena Zoé vai ajudar a resolver a situação…

Críticas
“O argumento desenrola-se de forma hábil. O grafismo enquadra-se maravilhosamente na atmosfera retro, no ambiente jazzy, na encenação ágil e graciosa e nas personagens bem escolhidas.” (Gilles
Ciment, Positif)
“Une vie de chat surpreende pela sua agilidade graciosa, a vivacidade felina dos seus desenhos, a harmonia saltitante da música e das cores.” (Isabelle Regnier, Le Monde)

Festivais
Festival de Cinema de Sarajevo, 2011
Festival de Cinema de Hong Kong, 2011
Berlinale – Festival de Cinema de Berlim, 2011
Festival international du film de Rio de Janeiro – 2011