Lisboa › DOMINGO 12 OUTUBRO › 21h00 CINEMA SÃO JORGE – Sala 1, em presença da a Anne Fontaine
Porto › SEGUNDA 13 OUTUBRO › 21h00 CASA DAS ARTES

Realizadora: Anne Fontaine
Actores: Fabrice Lucchini, Gemma Arterton, Jason Flemyng, Niels Schneider, Isabelle Candelier, Mel Raido, Kacey Mottet Klein, Elsa Zylberstein, Pip Torrens
Argumento: Anne Fontaine / Pascal Bonitzer
Género: comédia
Duração: 1 h 39 min
Origem: France
Estreia em França: 10/09/2014
Produção: Ciné@, Albertine Productions
A partir da obra de: PosySimmonds
Produtores delegados: Philippe Carcassonne, Matthieu Tarot
Coprodução: Gaumont, France 2 Cinéma, Cinéfrance 1888
Vendas internacionais: Gaumont
Distribuidor em França: Gaumont

Realizadora
Bailarina de formação, Anne Fontaine começa no cinema nos anos 80 participando em algumas comédias nomeadamente Profs. Em 1986, passa à encenação e colabora numa adaptação de Voyage au bout de la nuit de Louis Ferdinand Céline com Fabrice Lucchini. Seguidamente realiza a sua primeira longa-metragem Les Histoires finissent mal … en général, depois as médias-metragens, Augustin, roi du Kung-fu e Nouvelle chance. Muda entretanto de estilo com o thriller Nettoyage à sec com Miou-Miou e Charles Berling que reencontra em 2001 em Comment j’ai tué mon père. Escreve e realiza o drama psicológico Nathalie… com Fanny Ardant, Emmanuelle Béart e Gérard Depardieu e Entre ses mains com Bénoît Poelvoorde. En 2010, filma Mon pire cauchemar com Isabelle Hupert. Em 2013, Anne Fontaine adapta com Christopher Hampton Perfect Mothers (Les Grands-Mères),  um conto de Doris Lessing interpretado por Naomi Watts e Robin Weight. Gemma Bovery, é o seu novo filme adaptado do romance gráfico da autora inglesa Posy Simmonds.

Sinopse
Martin é um “ex-bobo” parisiense (pessoa da esquerda caviar-ecologista) que se tornou mais ou menos voluntariamente padeiro numa aldeia da Normandia. Das suas ambições de juventude, resta-lhe uma forte capacidade de imaginação, e uma verdadeira paixão pela literatura, em particular por Gustave Flaubert. Podemos adivinhar como ficou empolgado quando descobriu que o casal inglês instalado na casa ao lado, não só tem nomes como Gemma e Charles Bovery, mas também os seus comportamentos parecem inspirados nos heróis de Flaubert. Para o criativo adormecido em Martin, é a ocasião de moldar, além da farinha, o destino dos personagens de carne e osso. Mas a bela Gemma Bovery, desconhece a literatura clássica e decide seguir a sua própria vida.

Festivais
Festival Internationaldu Fim de Toronto / Canada – 2014