Lisboa › SÁBADO 04 OUTUBRO › 21h30 CINEMATECA PORTUGUESA – Sala Dr. Félix Ribeiro

Realizador : Alain Resnais
Actores  : Sabine Azéma, Hippolyte Girardot, Caroline Sihol, Michel Vuillermoz, Sandrine Kiberlain, André Dussolier, Alba Gaïa Bellugi
Produção : F Comme Film
Género : Comédia
Duração : 1 h 48 min
Estreia em França: 26/03/2014
Distribuidor em Portugal: Alambique

Realizador
Alain Resnais faz os seus primeiros passos como realizador com a curta metragem documentário Van Gogh em 1948 com a qual ganha um Oscar e uma recompensa na Bienal de Veneza. Em 1959, realiza o seu filme mais emblemático Hiroshima mon amour com Emmanuelle Riva. De seguida atira-se a vários géneros: a ficção científica (Je t’aime, je t’aime, 1968), o teatro (Mélo, 1986), a Banda desenhada (I want to go home, 1989). Alain Resnais recebeu múltiplas recompensas durante a sua carreira entre as quais dois “César” de melhor realizador (Providence em 1978 e Smoking/No Smoking en 1980), um grande prémio do Júri em Cannes (Mon oncle d’Amérique em 1980), três “César” do melhor filme (Prodivence, Smoking / No Smoking et On connaît la chanson em 1998) entre outros. Dirigiu nove vezes Pierre Ardi(ti (La Vie est un romanL’Amour à mort, Pas sur la bouche…), oito vezes André Dussollier (On connaît la chanson, Mélo, Cœurs…), quatro vezes  Lambert Wilson (Pas sur la bouche, Vous n’avez encore rien vu…) e dez vezes Sabine Azéma, a sua actriz « fétiche » com quem casou em 1998. Alain Resnais faleceu a 1 de Março de 2014 com 91 anos, antes da estreia, deste que acabou por ser o seu último filme Aimer, boire et chanter.

Sinopse
Na província de Yorkshire, da Primavera ao Outono, a vida de três casais é transtornada durante alguns meses, pelo comportamento enigmático do amigo comum George Riley. Quando o médico Colin conta à sua esposa Kathryn que o seu paciente George Riley corre o risco de ter os dias contados, ignora que este último tinha sido o primeiro namorado de Kathryn. O casal que ensaia uma peça de teatro com o grupo local, convence George a juntar-se ao grupo. George acaba por ter as cenas amorosas com Tamara, a esposa do seu melhor amigo Jack, homem de negócios rico e muito infiel. Jack, triste, tenta persuadir Mónica a esposa de George que o deixou para viver com Simeon, para voltar para o marido e acompanhá-lo nos últimos meses de vida.
Para surpresa dos homens com quem estas mulheres partilham as vidas, George exerce uma estranha sedução sobre as 3 mulheres: Mónica, Tamara e Kathryn. Qual delas George Riley levará de férias a Tenerife?

Críticas
« Attention : filme jubilatório. A última pirueta de um mágico do cinema antes da sua saída de cena. » (Franck Nouchi , Le Monde)
« (…) a vida de três casais numa farsa divertida, ligeira e bem-disposta. » (Alain Grasset, Le Parisien)

Prémios
Prémio Alfred-Bauer (Berlinale 2014)

Festivais
Festival internacional de Cinema de Berlin (Berlinale) 2014

Retrospectiva Alain Resnais na Cinemateca Portuguesa

A Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, apresenta também ao longo do mês de Outubro uma homenagem ao cineasta francês Alain Resnais:

Hiroshima mon amour
L’année dernière à marienbad
Muriel ou le temps d’un retour
Guernica (curta-metragem)
Les statues meurent aussi (curta-metragem)
Nuit et brouillard (curta-metragem)
Stavisky
Providence
Mon oncle d’amerique
Melo
I want to go home
Coeurs
On connait la chanson
Smoking
No smoking
Les herbes folles

Ver o programa completo