Organizada pela Embaixada de França, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal, a Festa do Cinema Francês festeja este ano o seu 15° aniversário. Ultrapassou-se mais uma etapa. A Festa cresceu. Expandiu-se. Tendo estado no ano passado em sete cidades do país, este ano serão perto de vinte as nossas anfitriãs. E até em algumas das vilas do Norte, já que a novidade desta edição é a FESTA NA ALDEIA numa dúzia de locais onde filmes franceses serão projectados num ecrã insuflável.
O cinema é mágico. E vai a todo o lado. Engrandece para sempre os nossos espíritos.
Quem, de entre nós, não tem gravado na memória um filme da sua infância?

Esta FESTA é a vitrina cultural francesa com maior visibilidade e a mais conhecida dos nossos amigos portugueses. Aplaudida desde há 15 anos desejamos este ano fazer uma FESTA à imagem de França: um país em movimento, que muda e que inova; a França que amamos, a França da diversidade, da hospitalidade, da convivialidade e da proximidade do outro. É nesta perspectiva, que foram escolhidos os filmes programados para Outubro e Novembro.

A edição 2014 será rica em qualidade, em diversidade e em quantidade. Com mais de 20 ante-estreias, uma homenagem a Alain Resnais, um ciclo dedicado a Marcel Pagnol, filmes de animação, convidados, realizadores, produtores e surpresas, muitas para este aniversário…

Agradeço muito sinceramente os mecenas desta décima quinta FESTA pelo empenhamento e pelo apoio a esta bela iniciativa.
Sim o cinema é mágico e a FESTA será, desde a primeira noite – a 2 de Outubro no Cinema São Jorge de Lisboa – um grande momento de pura emoção, humor, alegria, encontros e de intercâmbios.

É isto a França.
Viva o cinema e viva a amizade franco-portuguesa.

Jean-François Blarel, Embaixador de França em Portugal.