dernier-loup-01(A Hora do Lobo) 
de Jean-Jacques Annaud | 2015 | aventura | 2h06 | M/12

Com: Shaofeng Feng, Shawn Dou, Ankhnyam Ragchaa, Yin Zhusheng
Argumento: Alain Godard, Jean-Jacques Annaud, Lu Wei, John Collee (adaptado do romance «Le Totem du Loup» de Jiang Rong)
Música: James Horner
Origem: França, China
Produção: La Peikang e Xavier Castano
Vendas Internacionais: Wild Bunch
Distribuição em Portugal: Outsider Filmes
Estreia em Portugal: 22/10/2015

1967, no período Maoísta, Chen Zen, um jovem estudante de Pequim, é enviado para a Mongólia com a missão de educar uma população rural isolada. Mas, na verdade, é Chen quem tem bastante a aprender sobre a vida, sobre a noção de comunidade e sobre a criatura mais venerada das estepes, o lobo, neste local hostil e vertiginoso. Seduzido pela ligação complexa e quase mística entre estas criaturas (para os Mongóis quase sagradas) e os pastores, captura uma cria de lobo e aprisiona-a. Mas a relação entre o homem e o animal, assim como o modo de vida da tribo e o futuro da terra onde vivem, é ameaçada quando o representante regional da autoridade central decide, por todos os meios, eliminar os lobos dessa região.

O Realizador
Realizador de renome internacional de filmes como, A Guerra do fogo, O Amante, O Urso, O Nome da Rosa ou Sete anos no Tibete, Jean-Jacques Annaud é também argumentista e produtor. Padrinho da 16ª Festa do Cinema Francês (ver secção neste site), vem apresentar o seu filme Le dernier Loup, em antestreia, na abertura da 16ª Festa do Cinema Francês no dia 8 de Outubro em Lisboa.

LISBOA, QUINTA 08 OUT 21h00 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
                  *inauguração da 16ª Festa com a presença do realizador Jean-Jacques Annaud
LISBOA, QUINTA 08 OUT 21h30 Cinema São Jorge – Sala 3
VIANA DO CASTELO, QUINTA 12 NOV 14h30 (escolar)
CALDAS DA RAINHA, QUARTA 18 NOV 14h30 (escolar)
BEJA, QUINTA 19 NOV 10h30 (escolar) *repete às 14h30
BEJA, QUINTA 19 NOV 21h30