QUI_VIVE-2-©-La-Vie-est-Belle-Oriflamme-films de Marianne Tardieu | 2014 | drama | 1h23 | M/12

Com: Reda Kateb, Adèle Exarchopoulos, Moussa Mansaly, Rashid Debbouze, Serge Renko, Alexis Loret
Argumento: Nadine Lamari, Marianne Tardieu
Origem: França
Vendas Internacionais: UDI – Urban Distribution International
Estreia em França: 12/11/2014

De regresso a casa dos pais, Chérif, trintão, depois de muito esforço, é finalmente enfermeiro. Apesar de todos os obstáculos encontrados para a obtenção da formação de enfermeiro, encontra uma jovem que lhe agrada, Jenny… Mas, no centro comercial onde trabalha, Chérif perde o controlo da situação com um grupo de jovens adolescentes desocupados que o provocam. Para se ver livre deles, aceita substituir um amigo nas entregas da loja. Numa noite, a vida de Chérif muda e muito…

A Realizadora
Após ter estudado Filosofia, dedicou-se à aprendizagem da imagem na Escola Louis Lumière. Primeiro assistente de imagem nas longa-metragens Rue des Cites e 200% em 2013. Participa na escrita de três filmes curtos, dos quais Tremblay en France de Vincent Vizioz, Grande Prémio do Festival de Clermont-Ferrand em 2011. Em 2007, co-realiza um média-metragem Les Gueules Noires, que foi divulgado por Arte. Qui Vive é a sua primeira longa metragem.

Críticas
A realizadora consegue um belo retrato do Homem, com as suas contradições, a sua doçura, o seu cansaço, o seu mal-estar.
Télérama – Por Cécile Mury

Festivais
ACID (Cannes 2014)

LISBOA, SEXTA 16 OUT 19h00 Cinema São Jorge – Sala 3
ALMADA,
SÁBADO 17 OUT 21h00
COIMBRA, QUINTA 29 OUT 18h00