178228de Diastème | 2014 | drama | 1h38 | M/12

Com: Alban Lenoir, Samuel Jouy, Paul Hamy
Argumento: Diastème
Origem: França
Vendas Internacionais: Indie Sales
Estreia em França: 10/06/2015

Marco é um skinhead, um verdadeiro. Com os seus amigos, Braguette, Grand-Guy, Marvin, provoca os árabes e cola cartazes de extrema-direita. Numa dada altura, sente que todo este ódio está prestes a abandoná-lo, mas como se libertar da violência, da cólera, do disparate que tem dentro dele? Trata-se do percurso de um bandido que vai tentar deixar de o ser para se transformar numa pessoa de bem…

O Realizador
Antestreia em presença do realizador Diastème. Artista e autor multifacetado, Patrick Asté (Diastème), começa a sua carreira como músico, antes de se lançar no jornalismo. Inicia-se na literatura e publica o seu primeiro romance em 1997. Escreve para teatro e cinema. O seu espectáculo La Nuit du Thermomètre, com duas nomeações para os Molière 2003, é um sucesso. Le bruit des Gens autour (2008) é a sua primeira longa-metragem e em 2015 é a vez de Un français.

Críticas
Violento sem complacência, sem julgamento fácil, Un Français toca no que deve, na justa medida. Um sucesso.
Les Fiches du Cinéma – Gaël Reyre

Um filme conseguido e corajoso, que tem o mérito de abordar um assunto, assim como as personagens que na maior parte dos casos são ignorados pelo cinema francês.
Écran Large – Simon Riaux

Festivais
Toronto International Film Festival (Canadá 2015)

LISBOA, SÁBADO 17 OUT 21h30 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
               * com a presença do realizador Diastème
PORTO, DOMINGO 25 OUT 22h00
GUIMARÃES, TERÇA 24 NOV 21h45