A 17ª Festa do Cinema Francês, organizada pelo Institut Français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal, em colaboração com a rede da Alliance Française e as Câmaras Municipais das 11 cidades participantes, chega a Lisboa dia 6 de Outubro e termina a 13 de Novembro em Setúbal.
À semelhança das edições anteriores, este encontro marcante da vida cultural portuguesa para os amantes da 7ª arte permite celebrar e prestar homenagem à riqueza do cinema francês.
Para abrir esta nova edição, teremos a honra de contar com a presença da realizadora Danièle Thompson, que virá apresentar o seu primeiro filme de época Cézanne e Eu. Este filme retrata a vida e a amizade de duas figuras incontornáveis da vida cultural e artística francesa.
A madrinha desta 17ª edição será igualmente uma grande realizadora francesa: Anne Fontaine, que tem uma relação muito especial com Portugal e que partilhará com o público uma selecção de filmes do seu percurso enquanto realizadora, bem como o seu novo filme Agnus Dei – As Inocentes.
Uma outra grande figura do cinema francês, Bertrand Tavernier, nos acompanhará em Uma Viagem pelo Cinema Francês com Bertrand Tavernier. Este documentário será o ponto de partida de um ciclo apresentado na Cinemateca Portuguesa a partir do dia 8 de Outubro, e que nos permitirá redescobrir o cinema francês através do olhar do realizador.
A Festa do Cinema Francês cria este ano um espaço particular dedicado aos filmes independentes em parceria com a Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion (ACID), promovendo assim a pluralidade de olhares e a diversidade na programação desta edição. Esta parceria convida ainda o público para conversas com os realizadores Sébastien Betbeder, Marielle Gautier, Wissam Charaf, e Fabianny Deschamps durante as masterclasses, transformando o festival num ponto de encontro e de partilha de experiências.
Gostaria de dirigir um agradecimento especial a todos os nossos parceiros institucionais e empresariais, bem como aos distribuidores portugueses, sem os quais esta grande Festa dedicada ao cinema francês não seria possível.
Por último, como novo Embaixador de França em Portugal e, ainda mais, grande cinéfilo, é um verdadeiro prazer presidir esta 17ª edição da Festa do Cinema Francês em Portugal.

Jean-Michel Casa
Embaixador de França em Portugal