anne-fontaine_copyright-jerome-presboisA Festa do Cinema Francês tem seguido de perto e apresentado constantemente o trabalho da realizadora Anne Fontaine e por isso tem a honra de apresentá-la como Madrinha da 17ª edição.

Além da antestreia do seu último filme Agnus Dei/As Inocentes, um drama histórico situado na Polónia no final da última Grande Guerra, que foi muito bem recebido pela crítica e pelos espectadores, Anne Fontaine será também homenageada através de um ciclo que conta com 5 longas-metragens da sua vasta e eclética carreira como realizadora.
Nasceu em 1959 no Luxemburgo, mas uma parte da sua infância e adolescência foi passada em Lisboa. Bailarina de formação, dá os primeiros passos no cinema como actriz nos anos 80, até que encontra finalmente o seu lugar e realiza o seu primeiro filme Les Histoires d’Amour Finissent Mal… En Général, conquistando o prémio Jean Vigo em 1993. Cinco anos mais tarde, o seu thriller Nettoyage à Sec, vale-lhe várias nomeações aos César. Em 2009, é novamente nomeada para os Prémios César, para o Prémio BAFTA de Melhor Filme Estrangeiro e para os Óscares com a biografia Coco Avant Chanel, protagonizado por Audrey Tautou. Em 2013, dá um novo rumo à sua carreira realizando o filme americano Paixões Proíbidas, no qual dirige Robin Wright e Naomi Watts. Anne Fontaine é uma das realizadoras contemporâneas mais importantes do cinema francês, destacando-se pela sua diversidade de géneros e de estilos, sendo capaz de nos apresentar não só grandes produções cinematográficas, com nomes incontornáveis do cinema norte-americano, como também filmes mais independentes, apresentados e premiados em vários festivais internacionais em todo o mundo.


FILMES DA SECÇÃO MADRINHA: