DES NOUVELLES DE LA PLANÈTE MARS

de Dominik Moll | 2016 | comédia | 1h41

Com: François Damiens, Vincent Macaigne, Michel Aumont
Argumento: Dominik Moll, Gilles Marchand
Origem: França
Produção: Michel Saint-Jean
Vendas Internacionais: Memento Films International
Estreia em França: 09/03/2016
Festivais 2016: Festival de Berlim; Seatle International Film Festival; Istambul Film Festival 2016

Philippe Mars, engenheiro informático divorciado, procura viver uma vida tranquila, entre um filho no liceu, que acaba de se tornar vegetariano; uma filha no liceu, obcecada pelo sucesso; uma irmã pintora de obras pouco púdicas e uma ex-mulher que trabalha na televisão… O aparecimento acidental de Jérôme, um colega perturbado, consegue transformar a sua existência num caos. Será a loucura realmente uma má conselheira?

O Realizador
Dominik Moll cresceu na Alemanha e estudou cinema em Nova Iorque, onde realizou a sua primeira curta-metragem The Blanket (1983). Mais tarde, foi professor na La Fémis e assistente de realização de, entre outros, Laurent Cantet. Realizou a sua primeira longa-metragem, Intimité (1993), baseada num romance de Sartre. Mas foi sete anos mais tarde, que conseguiu o sucesso internacional com Harry, um Amigo ao Seu Dispor, presente também na 1ª edição da Festa do Cinema Francês. Moll regressa à programação do festival, depois de Le Moine em 2011, com Des Nouvelles de la Planète Mars.

Crítica
Lucrando com a exuberância gestual de Vincent Macaigne, a performance contida de François Damiens ilustra magistralmente a dimensão marciana de um filme que não procura convencer mas comover.
Christophe Narbonne, Première

LISBOA, QUINTA 13 OUT 21h30 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
ALMADA, SEXTA 14 OUT 21h00
COIMBRA, SÁBADO 22 OUT 21h30
PORTO, TERÇA 25 OUT 22h00
FARO, SEXTA 4 NOV 22h00