LE GRAND PARTAGE

(Bem Vindos… Mas Não Muito)
de Alexandra Leclère | 2014 | comédia | 1h42

Com: Karin Viard, Didier Bourdon, Valérie Bonneton, Michel Vuillermoz
Argumento: Alexandra Leclère
Origem: França
Produção: Philippe Godeau
Vendas Internacionais: Other Angle Pictures
Estreia em França: 23/12/2015
Distribuição em Portugal: Films4You
Festivais 2016: Festival du Film Français de Richmond

O pior Inverno de todos os tempos atinge França. Perante isto, o governo francês decreta que os cidadãos que possuam casas com quartos vagos, têm de abrigar os que se encontram numa situação precária. Os confrontos diários entre as diversas formas de vida, transformam Paris numa fonte inesgotável de comédia.

A Realizadora
Natural de Rennes, muda-se para Paris com 8 anos. Em 2002, dá os seus primeiros passos no cinema, com a curta-metragem Bouche à Bouche, com a qual arrecada o Grande Prémio do Júri no Festival de curtas-metragens de Grasse e no Festival Internacional de curtas-metragens de Belo Horizonte, no Brasil. O tema deste trabalho irá servir de base para a sua primeira longa-metragem, Les Soeurs Fâchées (2004), com Isabelle Huppert e Catherine Frot nos papeis principais. Três anos mais tarde, realiza Le Prix à Payer, a que se segue o filme Maman, de 2012. Le Grand Partage é o seu último filme.

Crítica
Com a sua quarta longa-metragem, a realizadora assina uma comédia audaciosa sobre a solidariedade, com uma trupe de actores em grande forma, entre as quais a excelente Valérie Bonneton.
Direct Matin

LISBOA, QUINTA 13 OUT 19h30 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira