L’EFFET AQUATIQUE

de Solveig Anspach | 2016 | comédia dramática | 1h23

Com: Florence Loiret-Caille, Samir Guesmi, Didda Jónsdóttir
Argumento: Solveig Anspach, Jean-Luc Gaget
Origem: França, Islândia
Produção: Patrick Sobelman
Vendas Internacionais: Le Pacte
Estreia em França: 29/06/2016
Festivais 2016: Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores

Samir, quarentão deslocado, de Montreuil, apaixona-se perdidamente por Agathe. Uma vez que Agathe é professora de natação, Samir, embora saiba perfeitamente nadar, decide, para se aproximar, ter aulas de com ela. Mas a mentira não dura muito — e Agathe detesta mentirosos! Escolhida para representar La Seine-Saint-Denis, Agathe parte para a Islândia onde decorre o Congresso Internacional de Professores de Natação. Perdido de amores, Samir não tem outra escolha senão a de ir ter com Agathe…

A Realizadora
Diplomada pela Fémis em 1989, na componente de realização, vive desde então em Montreuil, Paris. Em 1999, realiza Haut les Cœurs! e, em 2001, Made in USA, documentário selecionado para a Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes, com o qual obtém o prémio François-Chalais. Em 2007, realiza a comédia dramática Back Soon. Em 2012, realiza Queen of Montreuil, filme poético, fantasia e humor, e em 2013 Lulu, Nua e Crua, ambos apresentados na Festa do Cinema Francês em Portugal. Morre em 2015, antes de poder ver a estreia do seu último filme L’Effet Aquatique.

Crítica
A realizadora de Lulu, Nua e Crua, que sempre soube conjugar a poesia e o burlesco, o romantismo e a tragédia, o naturalismo e o surrealismo; despede-se mergulhando nas águas do seu país natal. Belo e comovente.
Jérôme Garcin, Le Nouvel Observateur

LISBOA, QUARTA 12 OUT 21h30 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira
COIMBRA, DOMINGO 23 OUT 21h30
PORTO, SEXTA 28 OUT 19h30
BEJA, SÁBADO 12 NOV 21h30