A Festa do Cinema Francês, em parceria com a ACID – Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, apresenta um ciclo especial que promete dar a conhecer a pluralidade de olhares e a diversidade do cinema francês de hoje.

Fundada em 1992, a ACID tem como missão ajudar o cinema independente a encontrar o seu lugar. A força do seu trabalho assenta na singular ideia fundadora da associação: cineastas que apoiam os filmes de outros cineastas. Anualmente, os membros da ACID acompanham cerca de trinta longas-metragens, ficção e documentários, em quase três centenas de salas independentes e festivais, em França e no resto do mundo, organizando debates, leituras de argumentos e encontros com o público.

Completando 25 anos este ano, desde a sua criação até hoje, mais de 500 filmes foram promovidos e acompanhados pela ACID. Desde 1993, a ACID tem presença marcada no Festival de Cannes através de uma programação própria, onde apresenta uma selecção de nove longas-metragens, maioritariamente sem distribuidor. É uma porta aberta à descoberta de novos talentos de toda a parte do mundo. Este programa paralelo do Festival de Cannes tem permitido ao cinema independente encontrar o seu caminho para as salas e festivais internacionais.

A acompanhar os seus filmes teremos connosco os realizadores: Chloé MahieuLila Pinell, Marie Dumora, Mariana OteroMaryam Goormaghtigh, Ilan Klipper, a actriz Maryline Canto e o actor Hossein.


Filmes do Ciclo ACID

• AVANT LA FIN DE L’ÉTÉ de Maryam Goormaghtigh
BELINDA de Marie Dumora
KISS AND CRY de Chloé Mahieu e Lila Pinell
L’ASSEMBLÉE de Mariana Otero
LE CIEL ÉTOILÉ AU-DESSUS DE MA TÊTE de Ilan Klipper
POUR LE RÉCONFORT de Vincent Macaigne
SANS ADIEU de Christophe Agou

Info Masterclasses e debates aqui