CinEd é um projecto de cooperação europeia dedicado à transmissão da sétima arte como objecto cultural para reflectir sobre o mundo. Elaborado a partir de uma colecção de filmes produzidos pelos oito países parceiros — Espanha, Portugal, Itália, Roménia, Bulgária, República Checa, Finlândia e França — o seu objectivo é dar a descobrir a riqueza do cinema europeu aos jovens de várias faixas etárias, seja no âmbito escolar ou fora da escola. O CinEd é coordenado pelo Instituto Francês, com o apoio pedagógico da Cinemateca Francesa através do programa internacional (Cinéma, Cent Ans de Jeunesse) e tem o apoio financeiro da Europa Criativa, do programa MEDIA – Desenvolvimento de Audiências.

Em Portugal, o projecto é da responsabilidade da associação Os Filhos de Lumière. Os Filhos de Lumière é uma associação cultural fundada em 2000 por um grupo de cineastas, que se dedica ao desenvolvimento de programas de sensibilização ao cinema e educação do olhar, dirigidos em particular a crianças e jovens, mas também a adultos. A associação tem vindo a desenvolver através de projectos comuns, numerosas parcerias nacionais e internacionais, o que a tem levado a implantar, a explorar e a reflectir sobre metodologias e formas pedagógicas, adaptáveis aos diferentes grupos a quem se dirige, em sintonia com os seus parceiros.

PIERROT LE FOU
de Jean-Luc Godard
Comédia Dramática | 1965 | 1h45

com: Jean-Paul Belmondo, Anna Karina

Ferdinand faz-se à estrada com Marianne, uma estudante que em tempos amara. Mas a viagem romântica torna-se, rapidamente, numa perseguição de alta-velocidade. Um gangue mafioso com quem Marianne parece estar envolvida persegue-os constantemente.
Aproveitando este cenário policial, Godard reinventa o cinema. Um poema vermelho e azul, onde o mar se torna mito e os Homens voltam a ser deuses.

LISBOA, SEXTA 13 OUT 15h30 Cinemateca Portuguesa – Sala M. Félix Ribeiro