LE CONCOURS

de Claire Simon | Documentário | 2016 | 1h59

Argumento: Claire Simon
Origem: França
Produção: Arnaud Dommerc
Vendas Internacionais: Wide House
Estreia em França: 08/02/2017
Festivais: Bienale de Venezia, 2016 – Prémio de Melhor Filme Documentário

O concurso de admissão na La Fémis, prestigiada escola de cinema, é filmado pela primeira vez. Através deste documentário, Claire Simon questiona a relação entre as gerações e o difícil processo de selecção que organizam as nossas sociedades contemporâneas.

A Realizadora: Nasce na Grã-Bretanha, onde passa grande parte da sua infância. Paralelamente ao seu trabalho em montagem, realiza várias curtas-metragens, entre as quais La Police, premiada no Festival de Belfort. Em 1991, assina a série de acção, Scènes de Ménage, mas é com Coûte que Coûte, crónica de combate, que o seu nome se torna reconhecido no universo do cinema documental. Em 1997, realiza a sua primeira longa-metragem, Sinon, Oui, apresentado no Festival de Cannes. Em 2008, realiza Les Bureaux de Dieu, que conta com a participação de Nathalie Baye, Niscole Garcia, Isabelle Carré, e arrecada o Grande Prémio SACD na Quinzena dos Realizadores, questionando as fronteiras entre a ficção e documentário.
Le Concours é o seu novo documentário, que recebeu o Prémio de Melhor Documentário na Bienale de Veneza, em 2016.

O filme é divertido, quando um candidato leva o júri a mergulhar numarécita de uma genealogia convoluta; cruel, algumas sentenças pareceminjustas; cativante, porque cada candidato, a representar ou não, traz comele uma história.
Jacques Morice, Télérama

LISBOA, SÁBADO 14 OUT 21h30 Cinema São Jorge – Sala Manoel de Oliveira *com presença da realizadora