Organizada pelo Institut français du Portugal e Embaixada de França, com a colaboração da rede das Alliances françaises em Portugal, a 19ª edição vai decorrer de 4 de outubro a 11 de novembro de 2018, em 11 cidades do país, reforçando a sua presença nestas cidades que vão fazendo parte da sua história. As cidades que a acolhem são Almada, Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

A abertura oficial da 19ª Festa do Cinema Francês (FCF) é em Lisboa a 4 de outubro no Cinema São Jorge, cidade onde permanecerá até dia 14, como em Almada, partindo depois para as outras cidades.

A imagem deste ano é da autoria da Espanta Espíritos Design.

Toda a programação será anunciada em conferência de imprensa a 18 de setembro, em local e horário a anunciar, mas constará de:

ANTEESTREIAS – Esta Festa é o momento aguardado e privilegiado de encontro com a mais recente produção e co-produção cinematográfica francesa. Do drama à comédia, da animação ao policial, passando pelo documentário, com a presença de realizadores(as), actores e actrizes, os amantes e curiosos de cinema têm por onde escolher. Alguns filmes sairão no circuito comercial em Portugal, mas a maior parte serão oportunidades únicas.

CICLO PADRINHO/MADRINHA

RETROSPECTIVA – Com a Cinemateca Portuguesa apresentamos anualmente uma retrospectiva da obra de uma figura notável da 7ª Arte francesa.

CICLO ACID E MASTERCLASSES – O sucesso de anos anteriores e a vontade de dar a conhecer ao público português filmes de realizadores que ele desconhece ou conhece mal, levam a FCF a trilhar de novo este caminho de colaboração com a ACID – Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion, uma associação de realizadores que se uniram para difundir os seus filmes ou de outros cineastas. A ACID marca presença em Cannes com uma programação própria paralela e este ano dedicou-a à cinematografia portuguesa.

É com a ACID que também a Festa do Cinema Francês tem vindo a propor masterclasses que, embora tenham o público alvo de futuros cineastas, estão abertas ao público e são ministradas por equipas artísticas dos filmes. Terão lugar em Lisboa e no Porto.

CINEMA DE ANIMAÇÃO – O cinema de animação é um dos pontos altos da cinematografia francesa e também tem lugar nesta mostra do que de melhor e mais recente se produz no hexágono.

SESSÕES ESCOLARES

Assessoria de imprensa: Margarida Antunes da Silva | 213 939 270 (geral) ou 212 939 281 (directo)
margarida.silva@ifp-lisboa.com

Programação completa a partir de 18 de setembro, em www.festadocinemafrancês.com.