12 de Outubro 15h00
Cinema São Jorge, Lisboa

ANTOINE SIRE
Directeur de l’engagement do BNP PARIBAS

A paixão de Antoine Sire pelo cinema levou-o a deixar a comunicação da banca para escrever, entre 2013 e 2016, “Hollywood, la Cité des Femmes” (2016, Actes Sud). Um livro escrito para, segundo o próprio, “reabilitar o trabalho das actrizes durante a idade de ouro do cinema americano”. Agora, é o filme de Bertrand Tavernier sobre a história do cinema francês que vê e revê vezes sem conta, onde, diz, ressoa a história de um povo

Neste ano em que se celebram os 20 anos do Tratado de Amizade Paris-Lisboa, convém referir que Antoine Sire mantém um espaço semanal em www.parisfaitsoncinema.com, no qual publica fichas de clássicos franceses com Paris como cenário natural. A rádio é também outra das suas actividades.

Aos 6 anos, Antoine Sire foi o filho de Jean-Louis Trintignant no filme Un Homme et une Femme de Claude Lelouch (1966), retomando esse papel 20 anos depois em Un Homme et une Femme: Vingt ans Déjà. Outras publicações: “Aux Couleurs de la Butte” (romance, Albin Michel, 1997), as monografias “Le Diable et le Cryptographe” e “Le Mentor Trahi de Steve McQueen” (Ulyces.fr).

Diplomado pelo IEP-Institut d’études politiques, com um DEA em Direito público, Antoine Sire é, desde 2017, Directeur de l’engagement do BNP Paribas. Entre 1992 e 1995, dirigiu a comunicação e acção regional da Associação francesa de Bancos, seguindo-se (1995-1997) a direcção de comunicação da Confédération Nationale do Crédit Mutuel. Durante 16 anos esteve à frente do Grupo de Comunicação do BNP Paribas.

Antoine Sire, Directeur de l’engagement do BNP Paribas, virá a Lisboa no âmbito desta edição da Festa do Cinema Francês, ao Cinema São Jorge, dia 12 de Outubro às 15h00.