EN GUERRE

EM GUERRA
de Stéphane Brizé | Drama | França | 2017 | 1h24

Com: Vincent Lindon, Mélanie Rover, Jacques Borderie
Produção: Nord-Ouest Films
Vendas Internacionais: Mk2
Distribuição em Portugal: Alambique
Estreia em França: 16/05/2018
Estreia em Portugal: A definir
Festivais: Festival de Cannes – Competição Oficial 2018

Apesar dos duros sacrifícios financeiros por parte dos trabalhadores e dos elevados lucros do ano anterior, a administração da Perrin Industries decide fechar uma das suas fábricas. Liderados por Laurent Amédéo, o seu porta-voz, os 1100 trabalhadores, decidem lutar contra esta decisão brutal, prontos a tudo para salvar os seus empregos.

O Realizador: Nascido em 1966, Stéphane Brizé realiza a sua primeira longa-metragem, em 1999, com a qual obtém o prémio Michel d’Ornano na Quinzena de Realizadores. Seguem-se os filmes Je Ne Suis Là Pour Être Aimé (2005), Entre Adultes (2006) e Mademoiselle Chambon (2009). Em 2011, realiza Quelques Heures de Printemps, apresentado na Festa do Cinema Francês, em 2013. Com La Loi du Marché, de 2014, volta a dirigir Vincent Lindon numa prestação notável, que lhe vale, entre outros, o prémio de Melhor Interpretação Masculina no Festival de Cannes e o César de Melhor Actor. Cerca de um ano depois, Brizé estreia um novo filme, Une Vie, adaptado do primeiro romance de Guy de Maupassant. Com En Guerre, volta a apresentar um filme social e realista, com Lindon a assumir de novo o papel principal.

Nem documentário nem ficção romantizada, o filme encontra o seu equilíbrio e a sua força numa capacidade de distinguir e moderar os desafios dramáticos, a enfatizar complexidade e o desenvolvimento da narrativa, para incorporar toda a sua dimensão humana.
Cécile Mury, Télérama