EN LIBERTÉ !

EM LIBERDADE!
de Pierre Salvadori | Comédia | França | 2016 | 1h47

Com: Adèle Haenel, Pio Marmai, Audrey Tautou
Produção: Les Films Pelléas
Vendas Internacionais: Mk2
Distribuição em Portugal: Films4You
Estreia em França: 31/10/2018
Estreia em Portugal: 22/11/2018
Festivais: Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores (Competição Oficial), 2018; Munich Film Festival, 2018

Yvonne, uma jovem inspectora de polícia, descobre que o seu marido não era o polícia corajoso e honesto que ela acreditava, mas uma verdadeira fraude. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, ela cruza o caminho de Antoine, preso injustamente por Santi e condenado a oito anos. Esse encontro inesperado e louco vai mudar a vida de ambos para sempre..

O Realizador: Nascido na Tunísia, Pierre Salvadori muda-se aos 7 anos para Paris. Em 1989 escreve o seu primeiro argumento que anos mais tarde viria a dar lugar a Ciclo Émouvante (1993), a sua primeira longa-metragem. Dois anos mais tarde, realiza Les Apprentis, com Guillaume Depardieu, François Cluzet e Marie Trintignant. O sucesso foi tanto que o realizador volta a juntar Guillaume Depardieu e Marie Trintignant em Comme Elle Respire (1998). Mudando de registo em 2000 com Les Marchands, filme noir com Serge Riaboukine, Salvadori rapidamente regressa ao género da comédia com Après Vous (2003), seguindo-se Hors Prix (2006), De Vrais Mensonges (2010) e Dans la Cour (2014). Com En Liberté !, traz-nos uma comédia simultaneamente poética e divertida.

 

Com uma notável prestação do elenco, a comédia de Pierre Salvadori é habitada por uma densidade poética crescente no filme, que culmina num inesperado lugar de sonho e fantasia. Uma maravilha de filme.
Bruno Deruisseau, Les Inrockuptibles