COMUNICADOS DE IMPRENSA

JEAN-PAUL RAPPENEAU, PADRINHO
DA 19ª FESTA DO CINEMA FRANCÊS

Realizador e argumentista de nomeada internacional, Jean-Paul Rappeneau é o Padrinho da edição deste ano da Festa do Cinema Francês.
Jean-Paul Rappeneau vai estar em Lisboa de 3 a 5 de Outubro. No Cinema São Jorge, no dia 4 de Outubro, às 21h30, fará a abertura oficial da 19ª edição e apresentará o celebérrimo e multipremiado filme Cyrano de Bergerac, uma adaptação, em verso alexandrino, da obra de Edmond Rostand, com um Gérard Depardieu em estado de graça, numa magnífica e aplaudida cópia restaurada, na qual brilha a fotografia de Pierre Lhomme.
O público da Festa do Cinema Francês tem o privilégio de a ver, depois da sua estreia no Festival de Cannes deste ano, na secção Cannes Classics.
Num ciclo dedicado ao realizador, vão poder ver-se outros dos seus filmes: La Vie du Château (a 5 de Outubro), Le Sauvage (a 6 de Outubro), Bon Voyage (7 de Outubro) e Belles Familles (a 8 de Outubro). Todos no Cinema São Jorge, sempre às 19h00.

Para entrevistas: margarida.silva@ifp-lisboa.com


O ACTOR PORTUGUÊS NUNO LOPES
NA FESTA DO CINEMA FRANCÊS

O actor português Nuno Lopes junta-se ao leque de 13 artistas franceses já anunciados em conferência de imprensa e vai estar na 19ª edição da Festa do Cinema Francês.
Nuno Lopes abrirá a Festa em Almada, no Fórum Romeu Correia, dia 10 de Outubro, às 21h30, para apresentar o filme Le Vent Tourne de Bettina Oberli, no qual desempenha o papel de Samuel, ao lado de Mélanie Thierry e Pierre Deladonchamps. O filme estreou em França a 29 de Setembro deste ano.
Para apresentar o mesmo filme, Nuno Lopes estará no Cinema São Jorge, em Lisboa, na sexta-feira dia 12 de Outubro, às 21h30 e vai inaugurar a 19ª Festa do Cinema Francês na cidade de Coimbra, a 16 de Outubro, à mesma hora, no TAGV.
A presença de Nuno Lopes na Festa do Cinema Francês e a sua participação em Le Vent Tourne espelha, de forma visível, a estreita relação entre as culturas dos dois países, em particular no que respeita ao cinema.
Para além de Nuno Lopes, são convidados da Festa do Cinema Francês: Jean-Paul Rappeneau – Padrinho desta edição, Xavier Giannoli, Gilles Lellouche, Anthony Bajon, Anne Alix, Hanna Ladoul, Marco La Via, Jean Becker, Clément Schneider, Stéphane Brizé, Ombline Ley, Caroline Capelle e Michaël Dacheux.


 

A 19ª edição da Festa do Cinema Francês vai percorrer 11 cidades portuguesas para dar a conhecer a recente produção cinematográfica francesa e a sua cada vez maior diversidade.

• 11 CIDADES
• 13 SALAS
• 40 FILMES
• 27 LONGAS-METRAGENS EM ANTESTREIA
• JEAN-PAUL RAPPENEAU – PADRINHO
• RETROSPECTIVA HENRI-GEORGES CLOUZOT
• CICLO ACID
• 13 ARTISTAS CONVIDADOS
• ENCONTROS e MASTERCLASSES
• SESSÕES ESCOLARES
• PROGRAMA PARALELO NO CANAL CINEMUNDO
• FILMES LEGENDADOS EM PORTUGUÊS

De 4 de Outubro a 11 de Novembro, a 19ª Festa do Cinema Francês vai passar por:
Almada, Aveiro, Beja, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Seixal, Setúbal e Viana do Castelo.

Descarregue o DOSSIER DE IMPRENSA

Assessoria de imprensa:
Margarida Antunes da Silva
213 939 270 (geral) ou 212 939 281 (directo)
margarida.silva@ifp-lisboa.com