L’APPARITION

A APARIÇÃO
de Xavier Giannoli | Drama | França | 2017 | 2h17

Com: Vincent Lindon, Galatéa Bellugi, Patrick d’Assumçao
Produção: Curiosa Films
Vendas Internacionais: Memento Films International
Distribuição em Portugal: Alambique
Estreia em França: 14/02/2018
Estreia em Portugal: 11/10/2018
Festivais: Munich Film Festival, 2018; Edimbourg Film Festival, 2018

Jacques é jornalista num importante jornal regional de França. A sua reputação de investigador imparcial e talentoso atrai as atenções do Vaticano que o recruta para uma tarefa especial: integrar uma comissão que pretende apurar a autenticidade de uma aparição santa numa pequena vila francesa. À chegada, conhece Anna, uma jovem sensível, que afirma ter assistido pessoalmente a uma aparição da Virgem Maria. Profundamente devota, Anna reuniu à sua volta uma quantidade impressionante de seguidores na vila e sente-se dividida entre a sua fé e as muitas solicitações que recebe. Confrontado com as perspectivas contrárias dos membros do clero e dos cépticos do grupo, Jacques vai descobrindo as motivações ocultas, bem como as forças de pressão existentes, e vê profundamente abalado o seu próprio sistema de crenças.

O Realizador: Jornalista e assistente de realização, em 1999, ganha a Palma de Ouro e um César com a curta-metragem L’Interview. Realiza a sua primeira longa-metragem Les Corps Impatients, em 2003, a que se seguem Une Aventure, Quand j’Étais Chanteur e À l’Origine, ambos seleccionados em Cannes. Em Marguerite, de 2014, inspira-se na cantora americana Florence Foster Jenkins com Catherine Frot no papel principal.

O realizador de Marguerite assina um grande filme, despretensioso e de um admirável rigor e profundidade, sobre o mistério, a dúvida e a fé.
Olivier Delcroix, Le Figaro