Uma festa excecional
A Festa do Cinema Francês celebra, em 2025, a sua 26.ª edição com uma nova imagem, uma estrutura renovada e uma programação que reflete a diversidade e a vitalidade criativa do cinema francês contemporâneo. Sob a direção artística de Anne Delseth, programadora com vasta experiência internacional, o festival reforça a sua identidade como espaço de descoberta, encontro e diálogo cultural.
Realizada em Lisboa, de 2 a 12 de outubro, no Cinema São Jorge e noutros espaços da cidade, a Festa decorre em paralelo no Porto no Batalha Centro de Cinema e no Cinema Trindade e em várias outras localidades do país, afirmando-se como um dos grandes eventos culturais do calendário português e um dos festivais de cinema com maior número de espectadores: todos os anos, entre 20.000 e 25.000 pessoas.
A programação atravessa géneros, gerações e geografias, reunindo antestreias nacionais, grandes autores, retrospetivas em colaboração com a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, encontros com o público e atividades pedagógicas. Uma das novidades é a criação de uma secção competitiva dedicada a primeiras e segundas obras, reforçando o compromisso do festival com a descoberta de novos talentos.
Para além do ecrã, a Festa aposta em novas iniciativas como o evento de coprodução luso-francófono, dedicado ao cinema e um espaço dedicado às séries em colaboração com o IFP, criando pontes entre profissionais de diferentes países e estimulando colaborações internacionais.
Organizada pela Associação Il Sorpasso, a Festa do Cinema Francês afirma-se como uma plataforma de encontro e partilha entre França, Portugal e o espaço francófono, celebrando a excelência artística, a inovação e a riqueza cultural que fazem do cinema francês uma referência incontornável.
O evento é promovido em parceria com a Embaixada de França em Portugal, o Institut Français du Portugal e a rede das Alliances Françaises em Portugal. O festival integra ainda o MaisFRANÇA, o programa da criação contemporânea francesa em Portugal.