A Festa do Cinema Francês celebra vinte anos e é para mim uma grande honra poder participar neste aniversário!

Organizada pela Embaixada de França, o Institut français du Portugal e a Serena Productions, em parceria com a rede das Alliances Françaises e UniFrance Films, esta edição especial decorre de 3 de Outubro a 8 de Novembro de 2019 em oito cidades de Portugal.

Desde 2000, a Festa do Cinema Francês surgiu da vontade e da energia criativa do Institut Français du Portugal. Foi o primeiro festival dedicado ao cinema estrangeiro neste país. Esta primeira edição tinha somente treze filmes apresentados em quatro dias, em Lisboa. Este ano, durante cinco semanas, a Festa do Cinema Francês irá apresentar mais de cinquenta filmes em oito cidades portuguesas. Desde o início, a Festa já acolheu cerca de 365 000 espectadores: que longo caminho percorremos!

E já lá vão vinte anos em que a Festa do Cinema Francês inspira o início do Outono em Portugal; vinte anos em que o público mergulha, com o mesmo prazer, na emoção e na magia do cinema francês; vinte anos em que a festa atrai para terras lusitanas os maiores realizadores, actores e actrizes franceses.

A Festa do Cinema francês, através de uma selecção de vinte e dois filmes em antestreia, oferece a oportunidade de descobrir a vitalidade e a diversidade das mais recentes produções cinematográficas francesas nos seus diferentes géneros. Quero agradecer particularmente aos distribuidores portugueses a sua colaboração com o festival e o seu trabalho de divulgação do cinema francês em Portugal.

Nestas antestreias, temos o privilégio de receber mais de vinte convidados de prestígio: entre eles, Anne Fontaine, Agnès Jaoui, Rémi Besanzon e Thomas Lilti.

Para além das novidades, a Festa do Cinema Francês é também o momento para rever grandes clássicos da sétima arte francesa em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. Este ano, este fiel parceiro oferece-nos um ciclo dedicado à grande figura do cinema e do teatro francês Jean-Louis Trintignant, cuja presença está confirmada. 

A Cinemateca Portuguesa presta ainda homenagem à única e maravilhosa Agnès Varda com a apresentação duma selecção dos seus filmes, inclusive o seu último “Varda par Agnès” que tem aqui a sua antestreia e será apresentado pela sua produtora, Rosalie Varda.

Esta Festa do Cinema é também uma janela aberta para descobrir jovens talentos do cinema francês contando com a seleção de quatro filmes em parceria com a ACID (Association du Cinéma Indépendant pour sa Diffusion), associação que programa uma secção paralela no Festival de Cannes, promovendo uma série de encontros entre os realizadores e os estudantes das escolas de cinema.

Por fim, teremos também uma secção de filmes de animação dedicada ás crianças, famílias e escolas.

Gostaria de expressar a minha gratidão a todos os que, ano após ano, contribuíram de forma muito significativa para a grandiosidade e o sucesso deste evento: às cidades e salas participantes, aos nossos fiéis patrocinadores, aos parceiros institucionais e empresariais, aos profissionais portugueses, aos jornalistas, às escolas e às universidades. 

Muitos filmes estão á vossa espera nesta Festa do Cinema Francês! 
Uma festa que é um momento privilegiado de encontro entre as culturas francesa e portuguesa.

Florence Mangin
Embaixadora de França em Portugal