Para além das sessões,
há ainda debates para animar
a Festa do Cinema Francês!
CONVIDADOS
MARIA DE MEDEIROS
A atriz e realizadora Maria de Medeiros está próxima da dupla cultura francesa e portuguesa nos seus filmes. Estará presente este ano para apresentar uma cópia restaurada da sua longa-metragem, Capitães de Abril, em modo de antecipação das celebrações do cinquentenário do 25 de Abril, que será já para o ano.
Selecionado para a seção "Um Certo Olhar" do Festival de Cannes, o filme teve um grande sucesso junto ao público em Portugal. Uma discussão/debate seguirá a projeção. Esperamos por muitos de vocês.
Cinema São Jorge
11 DE OUTUBRO | QUARTA-FEIRA
21:10 CAPITÃES DE ABRIL
CRISTÈLE ALVEs MEIRA
Este ano temos o prazer de acolher a realizadora franco-portuguesa, Cristèle Alves Meira, que será alvo da secção Foco, com a exibição da sua premiadíssima longa-metragem, Alma Viva, selecionada no Festival de Cannes de 2022 pela Semana da Crítica, além de uma mostra inédita com suas quatro curtasmetragens.
No filme Alma Viva, ela relembra os verões de sua infância em Portugal e aborda a questão do luto na perspectiva de uma criança, ao mesmo tempo em que retrata uma vila em Trás-os-Montes com suas tradições, lendas e sua relação suspensa com o tempo. Através de metáforas e mistérios, o filme se aproxima da estética do realismo mágico, que Cristèle Alves Meira enriquece com uma perspectiva única.
Cinema São Jorge
8 DE OUTUBRO | DOMINGO
17:00 AS CURTA-METRAGENS DE CRISTÈLE ALVES MEIRA
20:20 ALMA VIVA
VALÉRIE DONZELLI
Valérie Donzelli trabalha como realizadora e atriz e já viu o seu trabalho premiado em ambos os lados do ecrã. Este ano vai estar em Lisboa para apresentar este seu mais recente filme: Só Nós Dois, com Virginie Efira e Melvil Poupaud. É uma história de amor que começa muito bem, com canções e declarações, mas que se transforma gradualmente num pesadelo quando o marido se revela possessivo e tóxico. E uma história muito atual sobre violência doméstica.
Cinema São Jorge
10 DE OUTUBRO | TERÇA-FEIRA
21:10 SÓ NÓS DOIS
JEAN-BAPTISTE DURAND
Jean-Baptiste Durand, ator e realizador, estará presente no FESTA deste ano para apresentar a sua primeira longa-metragem como realizador: Vira-Latas. No filme, conta a história de uma aldeia do Sul de França semelhante àquela em que cresceu, centrando-se num grupo de jovens amigos e nas histórias que se desenrolam entre eles quando a chegada de um novo amigo ao grupo perturba o seu equilíbrio familiar.
Cinema São Jorge
13 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
21:00 VIRA-LATAS
PINy
A bailarina, coreógrafa e professora Piny Orchidaceae — um dos principais nomes da dança hip hop em Portugal — e um ser em movimento. Entre a dança, o pensamento sobre o estado de tudo e a ação.
Piny estará presente no festival para apresentar a projeção do filme Rookies, uma ode à dança como princípio de vida social e pessoal, acompanhando jovens estudantes do ensino secundário até à idade adulta.
Cinema São Jorge
13 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
00:00 ROOKIES
ANTONIO BRITO GUTERRES
Antonio Brito Guterres é um investigador e mediador cultural, especialista nos bairros periféricos de Lisboa. É assistente social com pós-graduação em Estudos urbanos e doutorando na mesma área temática. Profissionalmente, esteve anos a coordenar projectos com jovens através do Programa Escolas. Foi director do Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (CEA-VA), concebendo com parceiros e artistas locais toda uma programação cultural, artística, e educativa para o território.
Acumulou às funções de director do CEA-VA as de chefe de Projecto da Iniciativa Bairros Críticos do Vale da Amoreira, responsável pela requalificação do espaço público, respostas sociais, educação e emprego, e governação integrada.
Nos últimos dez anos foi quadro da Fundação Aga Khan Portugal, coordenando projectos territoriais, de desenvolvimento local, de expressão
artística e cultural.
Cinema São Jorge
13 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
00:00 ROOKIES
DJ SAHID
DJ Sahid é um nome maior da cultura hip hop da Margem Sul, e promete aquecer a sala e envolver todos no ambiente certo — das batidas pujantes às letras de carácter político e social — para que a narrativa em torno do colectivo francês de rap faça ainda mais sentido.
Antes do filme que conta a história dos icónicos Suprême NTM, pesos pesados do rap francês, a Festa do Cinema Francês recebe DJ Sahid.
Cinema São Jorge
6 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
00:00 SUPREMOS - A HISTÓRIA DOS SUPRÊME 93 NTM
RICARDO FARINHA
Ricardo Farinha é jornalista freelancer especializado em cultura. Faz parte da equipa da revista Rimas e Batidas e colabora com o Observador, Mensagem de Lisboa, Time Out, Comunidade Cultura e Arte, Bantumen e outros meios de comunicação. Começou por escrever no histórico site de divulgação de hip hop H2Tuga, área em que se tem vindo a especializar. Dá aulas na ETIC sobre o tema e teve um programa de rádio dedicado a este segmento musical.
Estará presente no festival para moderar um debate sobre o hip hop em torno do filme Rookies.
Cinema São Jorge
13 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
00:00 ROOKIES
MARTIN PROVOST
17 out - 19h. CINEMA SÃO JORGE - LISBOA
21 out - 21h30. TAGV - coimbra
Realizador do filme Manual da Boa Esposa
joão pedro ruivo
Crescido em Roma, num bairro cercado de salas de cinema e de cinema a ser feito por todo o lado, durante o "Âge d'Or" do cinema italiano, o destino natural seria o de algum dia trabalhar de perto com o cinema.
E assim foi acontecendo, primeiro ao colaborar no cine-clube do liceu francês Chateaubriand de Roma, e depois ao regressar a Lisboa, ao fundar o cine-clube do liceu francês Charles Lepierre. A carreira de Assistente de Realização profissional começa a tempo inteiro com o Fernando Lopes, na Crónica dos Bons Malandros, em 1981.
Em 1999 consegue o sonho de recriar para a Maria de Medeiros, e para ele, filho de exilado em Italia, o dia mágico do 25 de Abril de 1974, no filme Capitães de Abril.
E em 2023/2024 espera voltar a colaborar com a Maria de Medeiros numa nova aventura cinematográfica, e continuar a celebrar a carreira de Assistente de Realização há já 46 maravilhosos anos.
Cinema São Jorge
11 DE OUTUBRO | QUARTA-FEIRA
21:10 CAPITÃES DE ABRIL
TIAGO MANAIA
Tiago Manaia é um jornalista que hoje escreve essencialmente artigos para revistas depois de vários anos como ator de teatro e cinema em França e Portugal.
Estará connosco durante o festival para dar a palavra a Cristèle Alves Meira, com quem discutirá o processo dos seus filmes e a sua dupla condição franco-portuguesa.
Cinema São Jorge
8 DE OUTUBRO | DOMINGO
20:20 ALMA VIVA
MARTA LANÇA
Marta Lança e uma trabalhadora independente em várias linguagens da área da cultura, como programação, tradução, jornalismo, investigação, cinema. Desde 2010, edita o portal BUALA.
Estará connosco no festival deste ano para um debate com Maria de Medeiros antes da projeção do filme Capitães de Abril. O debate se centralizará no legado de 25 de abril na sociedade portuguesa contemporânea, na noite de 11 de outubro.
Cinema São Jorge
11 DE OUTUBRO | QUARTA-FEIRA
21:10 CAPITÃES DE ABRIL
maria giulia pinheiro
Maria Giulia Pinheiro é poeta, performer e ativista brasileira muito ligada ao SLAM, apresentará o filme Suprêmes e conversará conosco sobre o poder das palavras, tão fortes e necessárias diante de questões complexas de identidade.
Autora de cinco livros de poesia, entre eles, "Avessamento" (2017), "30 (poemas de amor) para (os) 30 (anos de alguém que nunca amei tanto assim)" (2020), publicados em Portugal pela Editora Urutau, e "Isso não é relevante" (Companhia Cepa Torta, 2022), vencedor do II Prémio Nova Dramaturgia de Autoria Feminina.
Em 2020, ficou em 4º Lugar na Copa do Mundo de Poetry Slam, da França. Em 2019, estreou o espetáculo "A Palavra Mais Bonita", que desde então circula os países de línguas portuguesas. Também é criadora do Núcleo de Dramaturgia Feminista.
Mais em: www.mariagiuliapinheiro.com
Cinema São Jorge
6 DE OUTUBRO | SEXTA-FEIRA
00:00 SUPREMOS - A HISTÓRIA DOS SUPRÊME 93 NTM