Integrado na 26.ª edição da Festa do Cinema Francês (2 a 12 de outubro), o Evento de Coprodução Luso-Francófono apresenta seis projetos de longas-metragens de ficção em desenvolvimento, com forte potencial de coprodução entre Portugal e França. Destinado a realizadores e produtores a desenvolver a sua primeira ou segunda longa-metragem, o evento decorre nos dias 8 e 9 de outubro e combina sessões de pitching, encontros one-to-one e workshops especializados.
O evento abre-se a todos os profissionais da indústria interessados em explorar novas oportunidades de coprodução e aprofundar conhecimentos. Entre as sessões abertas destacam-se “Arquitetar Coproduções Sustentáveis: Estruturas Legais e Ferramentas Práticas”, com a consultora internacional Jennifer Sabbah Immagine, que aborda aspetos legais e estratégicos para a construção de parcerias sustentáveis, e o painel “Coproduzir entre França e Portugal – Estudos de Caso”, que discute tendências atuais e desafios das coproduções franco-portuguesas, ilustrados com exemplos recentes.
Ao reunir cineastas emergentes, produtores, distribuidores e especialistas internacionais, o evento oferece uma plataforma única de intercâmbio de ideias, conhecimento e oportunidades, reforçando redes de cooperação e promovendo a integração da produção luso-francófona no mercado global.
Organizado pela Associação Il Sorpasso no âmbito da Festa do Cinema Francês, o evento é dirigido por Thibaut Bracq e Anette Dujisin, em parceria com o Institut Français du Portugal e a Embaixada de França no contexto do programa MaisFrança 2025, com o apoio do PICC – Programme International Industries Créatives et Culturelles e do Instituto do Cinema e do Audiovisual Português – ICA.
Operação apoiada pelo Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros e pelo Institut français, no âmbito da estratégia de promoção internacional das indústrias culturais e criativas através do dispositivo PICC.
PROGRAMA
8 de outubro
14:00 – 16:00
Arquitetar Coproduções Sustentáveis: Estruturas Legais e Ferramentas Práticas com Jennifer Sabbah Immagine
A sessão explora a implementação de coproduções internacionais, desde o enquadramento legal até aos passos práticos necessários para estabelecer uma estrutura de colaboração. Serão partilhadas perspetivas sobre a negociação e definição dos principais termos contratuais entre coprodutores, abordando questões como a gestão de direitos, responsabilidades financeiras e posicionamento criativo. O objetivo da sessão é oferecer simultaneamente uma visão estratégica e ferramentas concretas para a construção de parcerias internacionais sustentáveis e equitativas.
16:30 – 18:00:
Coproduzir entre França e Portugal – Estudos de Caso
Portugal e França mantêm uma longa e sólida colaboração em matéria de coprodução. Ao longo dos anos, muitos filmes marcantes foram coproduzidos entre os dois países, graças ao trabalho dedicado e criativo de produtores de ambos países. Este painel propõe-se discutir as tendências mais recentes e os desafios atuais das coproduções, ilustrados com alguns exemplos recentes.
9 de outubro
10:00 – 11:00
Boas Vindas
11:00 – 12:30
Sessão de Pitching
Apresentação oficial dos seis projetos selecionados:
Sarah, Pocas Pascoal
Wonder Maria
Femme de Ménages, Ágata de Pinho
Uma Pedra no Sapato
Dias Mundiais Queimados, Diogo Baldaia
Maria & Mayer
Lapa, Pedro Neto
Sopro Filmes
A Mão, Alexander David
Rua Escura
Semanas de Ontens por Acontecer, Francisco Mira Godinho
Omaja

