Espaço vocacionado principalmente para sessões de cinema, mas igualmente com capacidade para acolher eventos de outra natureza, como conferências e colóquios.
O espaço foi adquirido pela Câmara Municipal de Setúbal em 1998, reabrindo ao público dois anos depois, a 31 de maio de 2000, após obras de modernização.
Em 2011, foi objeto de importantes obras de requalificação para a resolução de problemas no domínio do escoamento de águas e para a implementação de várias melhorias, como climatização da sala, segurança contra incêndios, instalações sanitárias para cidadãos portadores de deficiência, equipamento de projeção vídeo e nova decoração.
Pela qualidade da programação apresentada, este equipamento cultural integra a Europa Cinemas, rede europeia de salas de cinema, e a CICAE – Confederação Internacional dos Cinemas de Arte e Ensaio.
A programação cinematográfica é assegurada no âmbito de um protocolo entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Cultural Festroia.
Além da vocação orientada para a Sétima Arte, recebe, igualmente, uma panóplia diversificada de eventos, como encontros, seminários e congressos.
A sala do Cinema Charlot – Auditório Municipal apresenta uma lotação de 239 lugares.