
A Festa começa hoje em Coimbra

Destaca-se a 14 de outubro às 21h30 no Teatro Académico de Gil Vicente, o filme de abertura, A Comédia Francesa (De la Comédie-Française), de Bertrand Usclat e Martin Darondeau, uma das comédias francesas mais populares do ano, já com mais de um milhão de espectadores em França.
Ainda no no Teatro Académico de Gil Vicente, serão exibidos no dia 15 de outubro Adeus, Mundo Cruel (Adieu monde cruel) de Félix de Givry e The Money Maker – O Falsificador (L’Affaire Bojarski), que conta a história verídica de Jan Bojarski, um engenheiro polaco refugiado em França que se tornaria o maior falsificador de notas da história do país.
No dia 16 de outubro é apresentado Congo Boy, de Rafiki Fariala, filme que estreou na secção Un Certain Regard, em Cannes e valeu a Bradley Fiomona Dembeasset o prémio de Melhor Ator. Já Folichonneries,
do canadiano Eric K. Boulianne, que passa no mesmo dia, aborda com uma liberdade pouco habitual a experiência de um casal que decide abrir a sua relação depois de 16 anos juntos.
O dia 17 de outubro, começa com O Desprezo (Le Mépris), uma obra-prima da Nouvelle Vague e o primeiro filme a cores de Jean-Luc Godard, com Brigitte Bardot no papel principal. Segue-se O Canto das Florestas (Le chant des forêts), de Vincent Munier, vencedor dos Césares de Melhor Filme Documental e Melhor Som, o filme foi também um enorme sucesso de bilheteira em França.
Em L’Objet du délit, de Agnès Jaoui, acompanhamos os ensaios de As Bodas de Fígaro.
A sessão de encerramento acontece no dia 18 de outubro, às 14h30, na Casa do Cinema de Coimbra, com Histórias paralelas (Histoires parallèles) de Asghar Farhadi, filme que reúne um elenco estelar nos papéis principais e uma participação especial de Catherine Deneuve.